Notícias

Empresário, você está buscando informação para melhorar o seu negócio?
Então invista no podcast, uma ferramenta gratuita de inspiração e desenvolvimento
Para diferenciar sua empresa no mercado e manter sua marca relevante para os consumidores diante dos concorrentes, é fundamental investir em boa gestão e desenvolvimento profissional. Assim, quem consegue aprender mais e de forma rápida é capaz de sair na frente e garantir as melhores vantagens. Porém, com tantas questões práticas para se preocupar e resolver no dia a dia, muitas vezes faltam tempo e oportunidades para investir em treinamentos e capacitações. Diante disso, um novo formato de mídia que está em ampla ascensão pode ser extremamente útil como fonte de aprendizado e atualização para empreendedores. Sobretudo por se tratar de uma ferramenta gratuita.
Muito semelhante a um programa de rádio, o podcast é um conteúdo de áudio disponibilizado pela internet. Apesar de não ser ao vivo, o material é criado sob demanda e pode ser acessado pelos usuários a partir de sites e agregadores de conteúdo. Ou seja, aquelas plataformas de streaming especializadas ou que reúnem diferentes tipos de mídia. É o caso do Youtube, Spotify, Google podcasts, Deezer, Castbox, SoundCloud, WeCast, TuneIn e Apple Podcasts, por exemplo.
Produzidos com diferentes propostas, os podcasts oferecem uma grande diversidade de temas, os quais são abordados em monólogos ou em discussões que envolvem duas ou mais pessoas. São notícias, entrevistas, esportes, política, artes, causas sociais, gestão, empreendedorismo e muito mais. Dessa forma, os podcast estão conquistando cada vez mais espaço dentro da rotina dos brasileiros. Afinal, o conteúdo de áudio permite incluir muito mais produtividade ao cotidiano. Pois, ao mesmo tempo em que você escuta um podcast, pode cumprir diversas outras atividades. Como fazer um exercício físico ou uma tarefa doméstica, por exemplo. Outra possibilidade é aproveitar aquele período durante o trajeto de casa para o trabalho e vice-versa ou até mesmo ouvir enquanto toma banho. Por que não?
A qualquer hora e lugar
Um dos principais motivos que justificam a rápida popularização do podcast é o fato dele poder ser acessado a qualquer hora e lugar. Visto que, diferentemente de outros conteúdos, ele não exige atenção exclusiva, uma vez que dispensa a necessidade de leitura e da visualização de imagens. Logo, basta preparar a caixinha de som bluetooth, os fones de ouvido ou simplesmente apertar o play em seu smartphone, tablet, computador ou smart TV.
De acordo com uma pesquisa realizada pela plataforma Deezer, os brasileiros têm dedicado até uma hora por dia para ouvir e explorar estes conteúdos em áudio. Além disso, somente em 2019, o consumo de podcasts cresceu 67% no Brasil, segundo o mesmo estudo. Contudo, a vasta oferta de produções tem transformado a escolha do que ouvir num verdadeiro desafio. Por isso, o melhor jeito de descobrir o formato que mais combina com seu perfil é testar diferentes fontes de conteúdo. Então, experimente começar com estas dicas:

3 Podcasts para inspirar seus negócios
1. ResumoCast
Com a ampla produção literária voltada ao mundo dos negócios, manter sua lista de leitura em dia não deve ser uma tarefa fácil. Porém, a equipe do ResumoCast tem a solução para otimizar esta jornada. Afinal, o podcast brasileiro oferece um modo rápido e prático de absorver os principais conceitos de gestão e empreendedorismo que são abordados nos principais best-sellers do gênero. Com episódios semanais, o Resumocast é produzido e apresentado em forma de debate por Gustavo Carriconde (em Dubai), Rafael Pires (em São Paulo) e Arnaldo Neto (no Rio de Janeiro) e, assim, traz um resumo otimizado sobre as obras mais relevantes da atualidade.
No ar desde 2016, os podcasts deste trio estão na terceira temporada e já foram baixados mais de 15 milhões de vezes. Disponíveis de modo offline e online, os episódios podem ser acessados diretamente pelo site do ResumoCast (https://www.resumocast.com.br/blog), por meio de serviços de streaming como Spotify e Apple Podcasts, e por seu canal no Youtube. Aliás, na plataforma de vídeos, o ResumoCast traz materiais complementares, como animações, lives, entrevistas e webinários. Além disso, há também o ResumoCast NEWS, que semanalmente reúne as notícias mais relevantes sobre negócios, oportunidades, startups, tendências e inovação.
Entre os livros discutidos nos episódios mais recentes do ResumoCast estão títulos como Independência Financeira e Pai Rico, Pai Pobre, de Robert Kiyosaki; De Zero a Um, de Peter Thiel; A Coragem de Ser Imperfeito, de Brené Brown, e Faça Simples, de Gustavo Caetano.
2. Café com ADM
Destacado entre os melhores podcasts de negócios, o Café com ADM é apresentado por Leandro Vieira, CEO do site Administradores.com. Em seu quarto ano de exibição, já ultrapassou a marca de 200 episódios e envolve temas como negócios, gestão, empreendedorismo e inovação. Produzido no formato de entrevista, o Café com ADM traz ótimas discussões com alguns dos maiores especialistas e empreendedores do Brasil. Entre eles, João Kepler (investidor, escritor e palestrante), Augusto Cury (médico e autor da Teoria da Inteligência Multifocal) e Bruno Diniz (um dos maiores especialistas brasileiros em fintechs).
Com mais de 70 milhões de downloads, o Café com ADM pode ser acessado diretamente pelo site https://administradores.com.br/podcast/, assim como por diversas plataformas de streaming como Spotify, PodBean, Apple Podcasts, Google Podcasts e pelo canal Portal Administradores no Youtube.
3. Day 1
Baseado no maior evento de histórias empreendedoras do Brasil, o Day 1 é capaz de garantir a inspiração necessária para alavancar o sucesso nos negócios. Afinal, o podcast traz exemplos de empreendedores para empreendedores por meio de uma parceria entre Endeavor e Deezer. Ou seja, os episódios apresentam os melhores cases e combinam entrevistas exclusivas com os executivos e o áudio original de suas palestras. Dessa forma são compartilhados tropeços, dificuldades, incertezas e momentos de virada. Conforme a própria Endeavor, em 9 anos se somam 85 histórias contadas com periodicidade quinzenal, chegando a 10 milhões de visualizações.
4. Mais algumas sugestões
Além dos 3 podcasts já citados, outras produções como Like a Boss, de Rodrigo Dantas (Vindi) e Paulo Silveira (Grupo Caelum Alura); Man in the Arena, de Leo Kuba (inkuba), Miguel Cavalcanti (AgroTalento) e In Hsieh (CBIPA), e Direto das Trincheiras, de Ricardo Jordão Magalhães (BIZREVOLUTION), também merecem sua atenção! Então, “som na caixa!”.
VOLTAR PARA O INÍCIO