Invista no E-mail Marketing para personalizar sua comunicação com os clientes e ter sucesso em suas vendas
Fazer um anúncio nos meios de comunicação ou em redes sociais costuma ser a primeira ideia de ação quando uma empresa quer divulgar sua marca, seus produtos ou serviços. No entanto, para além da publicidade, o marketing oferece um conjunto de técnicas e processos que podem ser muito úteis ao desenvolvimento das vendas. Na verdade, a questão principal de uma negociação de sucesso passa por entender as necessidades de um determinado mercado ou público para, assim, atender e superar suas expectativas. Neste contexto o marketing de conteúdo vem ganhando cada vez mais destaque. Responsável por fortalecer e ampliar o relacionamento com os clientes, essa ferramenta utiliza a divulgação de dicas e informações relevantes para um determinado grupo de pessoas. A proposta do marketing de conteúdo é selecionar e atrair um público qualificado para sua empresa. Ou seja, além de fomentar o relacionamento, trata-se de uma estratégia fundamental para as vendas.
Com acesso à internet na palma das mãos, os consumidores estão constantemente buscando informações online, especialmente antes de adquirir um produto. Afinal, centenas de sites especializados já se encarregaram de reunir e apontar as melhores ofertas, comparar produtos e destacar seus pontos positivos e negativos. Aos estabelecimentos físicos cabe competir com o que têm de melhor: a mercadoria disponível na loja no momento da compra, a experiência sensorial de tocar e experimentar os produtos, o atendimento qualificado e, principalmente, o bom relacionamento. A proximidade com o consumidor aliada ao marketing de conteúdo pode transformar sua empresa numa autoridade em seu mercado. Ou seja, por conta das informações que oferece, sua loja pode se tornar uma referência em assuntos relacionados aos seus produtos e serviços. Mais uma vez, esta comunicação com o público pode ser feita por meio de inúmeros canais e, um deles é o e-mail marketing.
O que é e como escolher a melhor plataforma de e-mail marketing para sua empresa
Com o e-mail marketing as empresas podem ter uma comunicação direta com seus clientes e prospects. Por meio dessa ferramenta é possível enviar informações sobre produtos e dicas sobre como utilizá-los, tendências de mercado, novidades e promoções. Entre as principais vantagens do e-mail marketing estão a personalização da comunicação com seus clientes, o custo – que é menor do que as propagandas tradicionais -, e sua característica sustentável – já que assim você deixa de gerar materiais impressos. Além disso, o conteúdo pode ser replicado para as redes de contatos dos seus clientes, fator que contribui para que sua mensagem seja espalhada de maneira simples e rápida.
Atualmente existem vários sistemas automatizados que auxiliam nestes envios. Para escolher a melhor plataforma para sua empresa, basta avaliar algumas questões:
1) Quantas vezes por mês você quer enviar e-mail para seus clientes?
2) Quantos endereços fazem parte de seu cadastro?
3) É importante contar com a personalização das mensagens e de ações automatizadas?
Entenda: a maioria das ferramentas de e-mail marketing oferece planos que vão da modalidade gratuita às versões pagas. Para sua escolha, tudo vai depender da quantidade de disparos mensais que você pretende fazer e do número de endereços cadastrados em sua base. Assim, a dica é ficar de olho nos limites de cada plano. Além disso, especialmente para quem não conta com um profissional especializado em marketing dentro da empresa, contar com modelos prontos de design para personalizar seus e-mails é bastante útil. Ainda neste contexto, quanto mais funcionalidades automatizadas a plataforma oferecer, melhor. E o essencial: opte por uma plataforma que seja simples de acompanhar e conferir os resultados de suas campanhas. Afinal, poder mensurar os resultados de suas ações é a principal vantagem destas plataformas. Como sugestão, pesquise sobre MailChimp, All In, e-goi, Constant Contact, Get Response, RD Station e LeadLovers.