O planejamento estratégico empresarial é uma metodologia usada para estabelecer metas a serem atingidas, esclarecer objetivos, levantar recursos, identificar as ações necessárias e embasar a tomada de decisão. De uma forma direta, nada mais é do que um mapa que aborda o que deve ser feito para que uma empresa conquiste o sucesso. Seu objetivo principal, conforme o co-fundador da NP Digital, Neil Patel (foto), é fazer com que a organização assuma esse compromisso com o futuro que tanto busca.
Antes de alinhar os objetivos do planejamento estratégico empresarial, é preciso definir sua identidade organizacional e posicionamento. Para fazer isso, basta definir com clareza sua missão, visão e valores. Mas, afinal, o que eles significam? Como defini-los?
Para definir a missão, os empreendedores devem refletir primeiro sobre os seguintes questionamentos: Qual é o negócio da empresa? Quem é seu cliente? Qual praça a organização atua? Quais os seus diferenciais competitivos? Qual a sua contribuição social? A missão é a razão pela qual sua empresa existe, seu propósito de negócio.
Para definir a visão, as perguntas a serem respondidas são: Como queremos ser vistos no futuro? Qual é o desafio que se apresenta para os nossos colaboradores? Onde estaremos atuando com nossos clientes? Quais são as principais oportunidades que podem surgir? Afinal, a visão é sobre o destino que pretende atingir no futuro, até onde quer chegar.
E para definir os valores, as reflexões que devem ser levantadas são relacionadas à clareza e à objetividade que devem ser compreendidas por todos, conhecimento público para toda a organização, cliente e sociedade, além de ser seguido obrigatoriamente à risca por todos dentro da empresa. Os valores são os princípios que a organização preza e devem basear as atitudes e comportamentos dos colaboradores.
Segundo Patel, esclarecer esses pontos é uma forma de garantir que o planejamento se alinhe e respeite a cultura organizacional do negócio. Elas são fundamentais para uma gestão de performance de sucesso e também para colocar em prática os próximos passos.
Entre as etapas para definir um bom planejamento estratégico empresarial, além de entender o que são os três pilares acima, é necessário, antes de tudo, entender o que é estratégia a ser definida. Segundo um dos maiores especialistas no assunto e professor da Harvard Business School, Michael Porter, estratégia é o caminho a ser percorrido pelo negócio para que possa criar um diferencial competitivo e se destacar da concorrência.
Para o especialista, existem basicamente três tipos de estratégias: a diferenciação, direcionada para a organização que quer se destacar das demais por meio da qualidade dos produtos ou serviços que oferece; o foco, usado para conquistar um determinado segmento; e liderança de baixo custo, voltada para ganhar espaço no mercado com um preço competitivo.
Para definir a melhor estratégia para a realidade do negócio, é necessário considerar a missão, a visão, os valores, os objetivos e quem é o público-alvo que pode ser conhecido por meio de um estudo mais aprofundado sobre personas, para que os empreendedores consigam investigar suas características comportamentais, demográficas, geográficas e psicográficas. Ao entender onde moram, qual perfil de consumidor eles têm, no que acreditam, o que preferem e quais suas principais dificuldades, Patel explica que fica mais fácil traçar uma estratégia de engajamento assertiva.
A partir disso, as organizações podem partir para o plano de ação e refletir sobre o que a equipe precisa fazer para alcançar as metas e objetivos estabelecidos no planejamento estratégico empresarial.
Para que fique mais fácil de assimilar o conceito dessa estratégia, pode-se pensar, por exemplo, em uma pequena pizzaria do bairro. Um resumo do plano desse empreendedor seria ter o objetivo de aumentar o faturamento em 30% dentro de um ano com um diagnóstico de produtos oferecidos que têm praticamente o mesmo preço e qualidade do principal concorrente local.
Essa organização, então, colocou como estratégia criar um diferencial competitivo, melhorar o atendimento ao cliente e fidelizar consumidores. Para isso, elaborou como ação escrever recados personalizados na caixa de pizza, investir em marketing digital e oferecer descontos para clientes fiéis. Para maior detalhamento de seu planejamento, a empresa poderia, ainda, ter um cronograma com as etapas para a realização das ações estipuladas e indicadores-chave de desempenho para mensurar sua execução.
Ou seja, esse planejamento é a melhor alternativa para combater a falta de visão das organizações e o melhor caminho para pensar em estratégias melhoradoras e que possam continuar alavancando os resultados dos empreendimentos.